Desenvolvimento de Metodologia para Determinação Combinada das Vitaminas Tiamina (Dicloridrato) e Piridoxina (Cloridrato) em Soluções Aquosas e Amostras Farmacêuticas por Meio de Titulação Potenciométrica e Condutométrica

Eros Izidoro Amaral, Gláucia Carla da Silva Vaz, Marco Antônio G. Teixeira

Resumo


As vitaminas desempenham papéis importantes em nosso organismo e são muitas vezes comercializadas sob a forma de medicamentos. Diversos estudos propõem diferentes métodos para a determinação dessas substâncias em amostras farmacêuticas. No entanto, tais trabalhos geralmente fazem uso de métodos dispendiosos e complexos, seja em tempo ou custo. A partir desta observação, se procurou o desenvolvimento de uma determinação simultânea de vitaminas com técnicas eletroanalíticas e tratamento matemático simples, de forma a tornar possível esta análise com um método rápido e economicamente viável, sendo este o objetivo do presente trabalho. Com a metodologia desenvolvida obteve-se 99,9 % de recuperação para a titulação potenciométrica e 101,2 % de recuperação para a titulação condutométrica. Os resultados obtidos foram de 104,7 mg mL-1 para a tiamina e 97,0 mg mL-1 para a piridoxina, valores próximos aos descritos (100 mg mL-1) na bula do medicamento utilizado como amostra real. Com isto pode-se concluir que o método desenvolvido é eficaz para o objetivo proposto.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150101

 


Palavras-chave


Titulação potenciométrica; titulação condutométrica; determinação de vitaminas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online