Efeito do Terceiro Elemento de Adição na Resistência à Corrosão de Ligas de Ni-Cr Visando Aplicação Odontológica

Autores

  • Marcos Vinícius da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Sofia Isabel F. Subtil Universidade Estadual Paulista
  • Venilton C. Barbosa Universidade Estadual Paulista
  • Carlos Angelo Nunes Universidade de São Paulo
  • Heloisa Andréa Acciari Universidade Estadual Paulista
  • Eduardo Norberto Codaro Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Ligas de Ni-Cr, Fluoreto, Técnicas eletroquímicas, Corrosão.

Resumo

Levando-se em conta o grande número de ligas Ni-Cr existentes nos mercados nacional e internacional bem como a variedade de elementos de adição, neste trabalho foram preparadas diferentes composições experimentais de Ni-Cr-X (X = Ta, Mo, W, Nb e Ti) para avaliar o efeito da adição do terceiro elemento na resistência à corrosão destas ligas em meio de fluoreto. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que as respostas eletroquímicas dividem as cinco composições em dois conjuntos distintos, com relação ao comportamento corrosivo, sendo as de maior resistência à corrosão aquelas em que X = Ta, W ou Mo, em particular a primeira. Por outro lado, corrosão localizada foi observada quando X = Nb ou Ti. Neste aspecto, a liga Ni-Cr-Ta pode ser a mais adequada para uso em próteses dentárias.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150100

Biografia do Autor

Marcos Vinícius da Silva, Universidade Estadual Paulista

Aluno do terceiro ano do Curso de Licenciatura em Física

Sofia Isabel F. Subtil, Universidade Estadual Paulista

Aluna do terceiro ano do Curso de Engenharia Mecânica

Venilton C. Barbosa, Universidade Estadual Paulista

Aluno do quinto ano do Curso de Engenharia Mecânica

Carlos Angelo Nunes, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1991), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,1997) sendo o trabalho experimental de doutorado realizado na University of Wisconsin-Madison (EUA) entre 08/1994 e 09/1996. Realizou pós-doutorado na Technische Universitat Wien (Viena, Áustria). Professor Livre-Docente pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atualmente é Professor da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Transformação de Fases, atuando principalmente nos seguintes temas: diagrama de fases, intermetálicos, ligas de metais refratários (Nb, Ta, Mo, W, Re), solidificação, superligas de niquel e cobalto. Atualmente realiza estàgio sênior em ONERA ( Le centre français de recherche aérospatiale), trabalhando no desenvolvimento de ligas de niobio para turbinas aeronàuticas.

Heloisa Andréa Acciari, Universidade Estadual Paulista

Bacharelado e Licenciatura em Química (1994), pela Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Química (área de concentração Físico-Química), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professor Assistente Doutor II no Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP. Experiência na aplicação de técnicas eletroquímicas ao estudo de corrosão de materiais metálicos.

Eduardo Norberto Codaro, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Ciencias Químicas - Universidad Nacional de La Plata (1988) e doutorado em Ciencias Químicas Orientación Fisicoquímica - pela mesma Instituição (1996). Realizou Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP no Instituto de Química de Araraquara - UNESP (1997-1999). Foi Jovem Pesquisador da FAPESP (1999-2003) e, posteriormente, Professor Assistente Doutor da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP até 2006. Atualmente é Professor Adjunto II da mesma Instituição. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão, pesquisando principalmente materiais não-ferrosos usados como biomateriais ortopédicos e dentários. Também desenvolve trabalhos na área de educação média, técnica e superior, com ênfase em físico-química.

Downloads

Publicado

16-07-2015