Eletrodos Compósitos a Base de Grafite-Epóxi como Substrato para Eletrodeposição de Filme de Níquel para Determinação de Sulfeto em Amostras da Indústria do Petróleo

Leonardo A. Furtado, Bruno C. Pohlmann, Andre Luiz M. Azevedo, Anderson A. Rocha, Felipe S. Semaan

Resumo


Os derivados de sulfeto são dos compostos de enxofre mais encontrados no petróleo e sua presença pode gerar graves consequências para a tubulação na retirada do petróleo, bem como em seu refino. Por esses motivos, sua determinação e remoção são de grande relevância para a indústria do petróleo. Neste trabalho, foi desenvolvido um eletrodo compósito de grafite-epóxi modificado por eletrodeposição de filme de níquel, para a quantificação de sulfeto em amostras de indústria do petróleo. A composição de 65 % de grafite em massa foi avaliada como a de melhor desempenho, após caracterização dos eletrodos por voltametria cíclica. A análise termogravimétrica foi utilizada para caracterizar a composição do eletrodo por sua perda de massa. Uma metodologia foi desenvolvida para eletrodeposição de filmes, além de estudos da aplicação dos eletrodos modificados para monitoramento da eficiência de sequestrantes de H2S como meio de remoção de sulfeto.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150098


Palavras-chave


Eletrodos compósitos; sulfeto; eletrodos modificados.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online