A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão

Laís J. Callegario, Cassiana B. Hygino, Vanessa Leandro O. Alves, Fernando José Luna, Marília L. Paixão

Resumo


O uso da História da Ciência no ensino de Ciências tem sido apresentado na literatura da área como um importante recurso pedagógico para promover a educação científica. Nesse trabalho apresentamos uma revisão bibliográfica sobre esse tema, na qual adotamos, como fontes de consulta, periódicos da área de ensino de Ciências, no período compreendido entre 2003 e 2013. Concluímos que a abordagem histórica tem favorecido a aprendizagem de conceitos científicos e visões mais adequadas da Natureza da Ciência tanto no nível médio quanto no superior, sinalizando para a importância de investirmos mais em pesquisa com este tipo de enfoque.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150053


Palavras-chave


História da Ciência; ensino de Química; revisão.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online