Composição e Toxicidade de Óleos Essenciais Testados por Fumigação Contra o Callosobruchus maculatus (Fabricius, 1775) Praga do Feijão-Caupi Armazenado

Marcela S. Alves, Daiane P. Santos, Laurine C. P. Silva, Emerson G. Pontes, Marco Andre A. de Souza

Resumo


A infestação de insetos durante o armazenamento do feijão-caupi (Vigna unguiculata) é um obstáculo econômico a agricultura. Neste contexto, foi proposto um teste em escala laboratorial, objetivando investigar o potencial fumigante dos óleos essenciais (OEs) de Ocimum gratissium, O. basilicum, Cymbopogon nardus, C. citratus, Lippia alba, Mentha arvensis, Schinus terebinthifolius e Cordia verbenacea no controle do ciclo de vida do caruncho do feijão-caupi (Callosobruchus maculatus). Assim, os OEs foram extraídos e analisados por CG/EM, depois foram usados para avaliar a mortalidade, a postura de ovos e emergência de novos adultos. Como resultado da análise dos OEs observou-se os compostos: linalol (32,8%) e eugenol (48,1%) para O. basilicum; eucaliptol (14,8%) e eugenol (74,5%) para O. gratissimum; acetato de mentol (10%) e mentol (73,3%) para M. arvensis; citronelal (50,3%) e nerol (10,8%) para C. nardus; citral (75,8 e 87,1%) respectivamente para C. citratus e L. alba; ?-santaleno (35,8%) e ?-sinensal (17,7%) para C. verbenacea e ?-pineno (23,1%), ?-3-careno (32.1%) e limoneno (16.9%) para S. terebinthifolius. Nos testes biológicos, os OEs apresentaram efeitos tóxicos sobre o ciclo de vida do caruncho do feijão-caupi, inibindo acima de 80% a postura de ovos e mais que 98% a emergência de novos insetos, exceto o OE de C. verbenacea.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150142


Palavras-chave


Vigna unguiculata; Caruncho do feijão-caupi; Atividade biológica; Óleo essencial; Cromatografia gasosa.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online