Termodinâmica em Dois Ensaios Didáticos: Equilíbrio Químico e Eletroquímica

Autores

  • Valderi P. Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Energia Livre, Constante de Equilíbrio, Equação de Nernst.

Resumo

Tendo em vista a dificuldade que os alunos de graduação em Química encontram em compreender algumas das equações fundamentais da termodinâmica, o presente trabalho tem como objetivo introduzir estas equações e relacioná-las a duas de suas principais aplicações: o equilíbrio químico e a eletroquímica, bem como, apresentar dois ensaios simples e didáticos de sua versatilidade na resolução de problemas envolvendo estes dois conteúdos básicos de Química. O primeiro consiste na utilização da constante de equilíbrio K da reação para determinar os parâmetros termodinâmicos sem a necessidade de lançar mão de qualquer medida calorimétrica. O segundo corresponde a uma abordagem da célula eletroquímica a partir de duas metodologias diferentes: uma considerando-a como constituída por duas semi-reações diferentes e outra a considerando como uma célula de concentração, com duas semi-reações iguais, usando para isto a equação de Nernst.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160048

Biografia do Autor

Valderi P. Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2005). Atuou como professor colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG nos anos de 2005
e 2006. Desde 2007, é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Toledo-PR, junto à área de Físico-Química.

Downloads

Publicado

14-06-2016