Síntese de Compostos N-Heterociclos Empregando Micro-ondas

Autores

  • Patricia D. Duarte Universidade Federal de São Carlos
  • Diego P. Sangi Universidade Federal de São Carlos
  • Arlene G. Corrêa Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

alcaloides, N-heterociclos, síntese orgânica assistida por micro-ondas

Resumo

Compostos nitrogenados destacam-se por apresentar grande importância na área de química medicinal, devido ao amplo espectro de atividades biológicas e farmacológicas. Sendo assim, a síntese destes compostos torna-se de grande interesse e o uso da irradiação de micro-ondas é uma ferramenta muito importante em síntese orgânica. Neste trabalho, nós apresentamos uma breve revisão dos trabalhos recentemente descritos na literatura e também os resultados obtidos por nosso grupo de pesquisa na síntese de N-heterociclos bioativos utilizando micro-ondas.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20100019

Biografia do Autor

Patricia D. Duarte, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Orgânica.

Diego P. Sangi, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é Doutorando na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica.

Arlene G. Corrêa, Universidade Federal de São Carlos

possui graduação (1982-1985), mestrado (1986-1988) e doutorado em Química (1988-1991), todos pela Universidade Federal de São Carlos. Fez doutorado-sanduiche na Université Joseph Fourier de Grenoble, França (1988-1990) e pós-doutorado na Stanford University, CA-EUA (1996-1997). Atualmente é professora associada nível 2 do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de produtos naturais bioativos, química combinatória e ecologia química.

Downloads

Publicado

23-12-2010