Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Virtual de Química é uma publicação eletrônica, sem fins lucrativos, com difusão gratuita na Internet via a World-Wide Web da Sociedade Brasileira de Química e visa, principalmente, ser uma fonte de consulta e de divulgação em língua portuguesa ou inglesa para alunos e professores da graduação e pós-graduação de temas referentes a vários domínios da Química.

Os manuscritos deverão ser submetidos on-line em uma das seguintes seções: artigos (inéditos, de divulgação ou revisão), atualidades na química brasileira, perfil acadêmico e trajetória científica, In focus, métodos de preparação industrial de solventes e reagentes químicos, nomenclatura em química, notícias e debates, ou resenhas.

 

Políticas de Seção

Artigos

Poderão ser submetidos artigos inéditos, de divulgação, revisões ou comentários de especialistas sobre a química ou de assunto que contribua para a educação nos diferentes níveis de formação dos profissionais na área. Os artigos originais devem seguir a forma de apresentação, contendo Introdução, Resultados e Discussão, Parte Experimental etc., de acordo com as características de cada trabalho.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Atualidades na Química Brasileira

Nesta categoria, alunos de pós-graduação poderão publicar comentários críticos sobre artigos científicos recentes contendo pesquisas realizadas em laboratórios de pesquisa no Brasil. Estes comentários deverão ser corrigidos pelo autor principal do artigo original e deverão conter: a) Foto do autor principal do artigo original (e/ou do grupo de pesquisa e/ou do laboratório) com uma biografia resumida e “link” para o CV Lattes (as fotos deverão ser acompanhadas de autorização para publicação); b) Uma entrevista com o principal autor (chefe do laboratório de pesquisas) do artigo original respondendo algumas perguntas padrão da revista e outras que poderão ser adicionadas, dependendo da particularidade de cada assunto. Entrar em contato com a editoria e/ou observar os últimos artigos publicados (as entrevistas deverão ser acompanhadas de autorização para publicação); c) A Foto do aluno-autor com uma breve biografia deverá ser inserida ao final do artigo. Os autores e revisores deverão ter um cuidado especial na elaboração e análise dessas contribuições e não serão publicadas aquelas que caracterizem uma simples tradução do artigo original.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

In Focus

a seção aceitará contribuições do uso de catalisadores em sínteses orgânicas ou inorgânicas. Os artigos desta categoria deverão ser submetidos em inglês. O editor da seção In Focus é o Professor José Abrunheiro da Silva Cavaleiro do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (Portugal).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos

Esta seção tem como objetivo a apresentação de informações que normalmente não são encontradas nos livros-textos, mas que devem ser do conhecimento de estudantes e professores de Química, e de áreas afins. O editor desta seção é o Professor Vitor Francisco Ferreira do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense. O público-alvo desta seção são estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, químicos industriais e todos aqueles que se dedicam a Química.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nomenclatura em Química

A Seção Nomenclatura Química é editada pelos professores Ricardo Bicca de Alencastro e Roberto de Barros Faria, ambos do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Contribuições voluntárias serão muito bem recebidas pelos editores da Seção. Estas deverão ser encaminhadas diretamente para a RVq na forma de submissão, do mesmo modo que os manuscritos. No ato do encaminhamento o autor ou os autores devem mencionar que a submissão está sendo feita para a seção Nomenclatura Química.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias e Debates

Esta seção tem como objetivo apresentar informações recentes relacionados com a QUÍMICA. Os editores da RVq esperam contribuições voluntárias de todos que se dedicam à pesquisa científica, ao ensino de química e aos seus aspectos profissionais. Obituários serão aceitos nesta seção.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Nesta categoria serão publicados comentários críticos sobre livros ou artigos científicos recentes. Comentários sobre artigos ou descobertas que, independente da época de sua divulgação, tenham tido impacto importante na química serão bem-vindos. As resenhas de livros devem conter a foto da capa do livro, o número de páginas, o autor e a editora; as resenhas de artigos (um ou vários sobre o mesmo assunto) devem indicar o local de publicação, número de páginas e autores. Os autores e revisores deverão ter um cuidado especial na elaboração e análise dessas contribuições e não serão publicadas aquelas que caracterizem uma simples tradução de artigos originais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Perfil Acadêmico e Trajetória Científica

: esta seção está direcionada para a apresentação da trajetória científica de grandes nomes da química nacional e internacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os manuscritos submetidos a RVq serão avaliados por pelo menos dois assessores de acordo com a suas especialidades e pelo corpo editorial da revista. O manuscrito pode ser atualizado e/ou corrigido enquanto estiver no prelo.

 

Periodicidade

A revista tem periodicidade bimestral e os artigos aceitos serão publicados individualmente sem paginação como "artigos no prelo", e coletivamente devidamente paginados quando o número da revista for finalizado.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...